Atividades

Bancada afeTAR

Encontro de orientação coletiva dos trabalhos desenvolvidos no afeTAR que acontece todas as sextas-feiras sob coordenação da professora Alexandra Tsallis (coordenadora do Laboratório afeTAR). Este encontro é composto por estudantes da graduação, pós-graduação e pesquisadores associados ao laboratório assim como também estudantes parceiras e parceiros de outras universidades federais.


Cuidados Paliativos

Os cuidados paliativos operam na promoção da qualidade de vida de usuários/as que enfrentam doenças que ameaçam a vida e no suporte aos seus familiares. Em colaboração com o Hospital Universitário Pedro Ernesto, atuamos no ambulatório do Núcleo de Cuidados Paliativos realizando acompanhamento aos usuários/as e seus familiares em conjunto com uma equipe multiprofissional.


Escola

Atuamos em parceria com o Jardim Waldorf Michaelis na Comissão de Saúde e Biossegurança durante a pandemia da Covid-19 para mapear os casos de infecção e criar uma rede de suporte e cuidado coletivo. Atualmente contribuímos com a formação de professoras/es promovendo, através de palestras, o letramento e desenvolvimento de práticas cotidianas de acessibilidade e inclusão.


Grupo Terapêutico Pessoas com e sem Deficiência Visual

O grupo terapêutico é um espaço de escuta e troca de experiências que tem como objetivo a ampliação da oferta de cuidado, a promoção de saúde mental à população com deficiência e o incentivo à formação de psicólogas/os engajadas com o desenvolvimento de práticas anticapacitistas. O atendimento é destinado a pessoas com deficiência visual, que incluem pessoas com cegueira total ou baixa visão e pessoas videntes, que podem ou não apresentar alguma deficiência. A psicoterapia em grupo ocorre semanalmente ao longo de uma hora e meia com grupo formado por até oito integrantes e estudantes do Instituto de Psicologia da UERJ atuando como co-terapeutas. O grupo é uma aposta na potência do coletivo e parte de uma política que pensa as práticas de inclusão e acessibilidade como indispensáveis na construção de um mundo plural.


Grupo Terapêutico Com-Por UERJ

O COM-POR UERJ é grupo de atendimento terapêutico realizado com pessoas negras e oferecido por pessoas negras. Em parceria com o Serviço de Psicologia Apliacada – UERJ, este é um trabalho que visa a promoção de saúde mental da população negra através do dispositivo clínico grupal além do cuidado com a formação de estudantes social e politicamente engajadas/os em uma prática antirracista. A equipe de atendimento é composta por psicólogas e estagiárias do Laboratório afeTAR. Os atendimentos acontecem semanalmente, tendo a duração de uma hora e trinta minutos.


Parcerias com Organizações da Sociedade Civil

Parceria com a Rede Cidadã, organização da sociedade civil e entidade de assistência social que oferece formação para jovens aprendizes, grupos de diversidade e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio de pesquisas aplicadas, contribuímos para o desenvolvimento de tecnologias sociais articuladas com a organização e o aprimoramento de seus produtos, processos e serviços.