Produções

Artigos

20 years of “Rede Cidadã”: education involving mind, body and emotions in the work for social inclusion

ALVES, F. A. ; CARVALHO, M. T. P. C. ; TSALLIS, A. C. ; Aires, J. S. F. 20 years of “Rede Cidadã”: education involving mind, body and emotions in the work for social inclusion. International Journal of Human Sciences Research, Atena Editora, p. 1 – 8, 10 dez. 2021.

CORP(O)RALIDADE COMO METODOLOGIA: COMPOSIÇÕES POSSÍVEIS ENTRE ESCREVIVÊNCIA E FILOSOFIA UBUNTU

Santos, H. S. dos ., Santos, L. L. do N., Quadros, L. C. de T., & Tsallis, A. C.. (2023). CORP(O)RALIDADE COMO METODOLOGIA: COMPOSIÇÕES POSSÍVEIS ENTRE ESCREVIVÊNCIA E FILOSOFIA UBUNTU. Psicologia & Sociedade, 35, e277081. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2023v35e277081

Delirar a realidade: por uma escrita antimanicomial

TAVARES, A. D. M.; MELICIO, T. B. L. ; WENDLING, M. M. ; TSALLIS, A. C. Delirar a Realidade: Por uma Escrita Antimanicomial. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 21, p. 653-673, 2021.

Desafios e possibilidades do viver sem ver

VIANNA, K.; TSALLIS, A. Desafios e possibilidades do viver sem ver. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 74, n.1,
p. 1-21, 2022.

EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CULTIVO DE SAÚDE E APRENDIZADO NO CONVÍVIO: PENSANDO COM O NOVO CORONAVÍRUS

BREDARIOL, T. M.; BRITO, M.; Tsallis, A. EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CULTIVO DE SAÚDE E APRENDIZADO NO CONVÍVIO: PENSANDO COM O NOVO CORONAVÍRUS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 9, n.6, p. 55 – 66, 2022.

Epistemologias do Sul e a experiência do Projeto Vidas Paralelas Migrantes Brasil-França

LUDERITZ HOEFEL, M. da G.; ARAÚJO DE MEDEIROS BRITO, M.; OSÓRIO SEVERO, D.; NUNES ANDRADE, R. G.; CLEOPATRE TSALLIS, A. Epistemologías del sur y la experiencia del Proyecto Vidas Paralelas Migrantes Brasil-FranciaRevista de Cultura de paz[S. l.], v. 5, p. 271–285, 2021.

Loucura sob ataque: contribuições de Ignacio Martín-Baró sobre colonização, guerra e saúde mental para o Brasil contemporâneo

TAVARES, A. D. M.; TSALLIS, A. C. Loucura sob ataque: contribuições de Ignacio Martín-Baró sobre colonização, guerra e saúde mental para o Brasil contemporâneoEstudos de Psicologia (Natal)[S. l.], v. 27, n. 1, p. 104–114, 2023

Oficinas Terapêuticas em saúde mental: pesquisando COM a Teoria Ator-Rede

AIRES, J. S. F.; VIANNA, K.; TSALLIS, A. Oficinas terapêuticas em saúde mental: pesquisando COM a Teoria Ator-Rede. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 3, p. 212-217, 8 jan. 2022.

Pistas para Pensar o Cuidado no Contexto Hospitalar

SUIM FRANCISCO, R.; CALMON PESSANHA BERMUDES, M.; MARIM AVANCINI, E.; CLEOPATRE TSALLIS, A. Pistas para Pensar o Cuidado no Contexto Hospitalar. Revista Polis e Psique, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 195–212, 2023.

RESTOS TRANSFORMADOS EM RASTROS: aprendendo com as memórias de uma vida de despejo

TSALLIS, A.; BRITO, M. A. M. ; VIANNA, K.; SANTOS, L. L. N. RESTOS TRANSFORMADOS EM RASTROS: aprendendo com as memórias de uma vida de despejo. CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS, v. 1, p. 9-23, 2021.

‘The Athlete an the Hero’s Myth’ in bibliographic reference

PIERI, R. V. ; TSALLIS, A. ‘The Athlete an the Hero’s Myth’ in bibliographic reference. Olimpianos – Journal of Olympic Studies, v. 5, p. 98-115, 2021.

WHY IS HIGHER EDUCATION CALLED HIGHER EDUCATION? – KNOWING A LITTLE ABOUT THE HISTORY OF THIS EDUCATION MODE IN BRAZIL

ROCHA, Danielly Pierre Procopio da; AIRES, Jackeline Sibelle Freires; MIRANDA, Danielle; TSALLIS, Alexandra Cleopatre. WHY IS HIGHER EDUCATION CALLED HIGHER EDUCATION? – KNOWING A LITTLE ABOUT THE HISTORY OF THIS EDUCATION MODE IN BRAZIL. International Journal Of Human Sciences Research, [S.L.], v. 3, n. 41, p. 2-11, 6 nov. 2023. Atena Editora Edição de Livros Ltda.


Livros e Capítulos de Livros

Acessibilidade e inclusão no ensino superior

ALVES, C. ; SOARES, I. V. ; MORAES, M.; MONTEIRO, A. C.L.; TSALLIS, A. Acessibilidade e inclusão no ensino superior. In: CRUZ, Lilian Rodrigues da; HILLESHEIM, Betina; EICHHERR, Letícia Maísa. (Org.). Interrogações às políticas públicas: sobre travessias e tessituras do pesquisar. 1ed. Porto Alegre: Abrapso Editora, 2021, v. 1, p. 55-72.

AÇÕES EDUCADORAS ARTICULADAS EM AUTOGESTÃO: DOS VÍNCULOS AOS COLETIVOS DE UMA ESCOLA WALDORF

Bredariol, T. M.; Francisco, R. S.; Tsallis, A. AÇÕES EDUCADORAS ARTICULADAS EM AUTOGESTÃO: DOS VÍNCULOS AOS COLETIVOS DE UMA ESCOLA WALDORF. In: SILVA, Américo Junior Nunes da. (Org.). Educação: Sociedade Civil, Estado e Políticas Educacionais 7. 1ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 64-75.

A escrita acadêmica como desafio do trabalho de campo em Teoria Ator-Rede

TSALLIS, A; TAVARES, A. M.; MOHR, B.; DAMEDA, C.; SOUZA, D. S.; SABATINI, J.; VIANNA, K.; SANTOS, L. L. N.; BRITO, M.; VIEIRA, M. C.; FRANCISCO, R. S.; MACIEL, R. F. L. A.; PIERI, R.; OLIVEIRA, W. A. A escrita acadêmica como desafio do trabalho de campo em Teoria Ator-Rede. In: Silveira, M.; Moraes, M.; Quadros, L. C. T. (Org.). PesquisarCOM: caminhos férteis para a pesquisa em psicologia. Rio de Janeiro: NAU (2022)., p. 127 – 151.

Escrita afetiva: uma ferramenta política às mulheres-mães-cientistas

Vianna, K. Escrita afetiva: uma ferramenta política às mulheres-mães-cientistas. In: Tecendo cartas : (sobre)vivências de mulheres na universidade / organização Camila Peixoto Farias, Giovana Fagundes Luczinski. – São João de Meriti, RJ : Desalinho, 2022, pp. 95 – 100.

O Dançar Afro no Caminhar Ancestral: Remembrar, rememorar e reconhecer

SANTOS, H. S.; SANTOS, L. L. N.; PEREIRA, R. B. T. G.; MIRANDA, E. S.; QUADROS, L. C. T.; OLIVEIRA, W. A.; TSALLIS, A. C. O Dançar Afro no Caminhar Ancestral: Remembrar, rememorar e reconhecer. In: PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco; FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo; GONÇALVES, Aline da Silva (org.). Psicologia em pesquisas: formulações teóricas e metodologias inovadoras. Rio de Janeiro: Edições Ifen, 2022. p. 201-224.

PesquisarCOM #UERJRESISTE: teoria Ator-Rede e sua contribuição na construção do conhecimento

BRITO, A. AIRES, J. OLIVEIRA, J. LOMBA, D. TSALLIS, A. PesquisarCOM #UERJRESISTE: teoria Ator-Rede e sua contribuição na construção do conhecimento. Percursos metodológicos inventivos. p. 47-65, 2021.

Racializando a fronteira, com-pondo uma pele coletiva

SANTOS, L., Miranda, D., FONSECA, S., Tsallis, A. Racializando a fronteira, com-pondo uma pele coletiva. In: ALVIM, Mônica; BARROS, Paulo; ALENCAR, Silvia; BRITO, Vanessa (orgs.). Por uma Gestalt-terapia crítica e política: relações raciais, gênero e diversidade sexual. Porto Alegre: Editora Fi, 2022. p. 220-237.

Retirâncias: o que nos move pelo mundo?

BRITO, M.; TSALLIS, A. Retirâncias: o que nos move pelo mundo? Relações pessoa-ambiente na América Latina: perspectivas críticas, territorialidades e resistências. p. 131-144, 2021.

Sonho-pesadelo: a onda de ser mãe-cientista em 2020

TSALLIS, A. Sonho-pesadelo: a onda de ser mãe-cientista em 2020. In: SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho; CIDADE, Camilla de Almeida Santos; CARDOSO, Vanessa Clemente (org.). Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos de ser mães cinetistas na pandemia. Belford Roxo: Bindi, 2022. p. 51-59.


Teses e Dissertações

“Quando eu crescer, quero ser criança”: com um mundo adulto às avessas, fazer cartografia

FRANCISCO, R. S. “Quando eu crescer, quero ser criança”: como um mundo adulto às avessas, fazer cartografia . Orientadora: Alexandra Cleopatre Tsallis. 2023. 201f. Tese (Doutorado) – Curso de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

Quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro : experiência de formação de psicólogas(os) com o PET-Saúde/GraduaSUS UERJ

AIRES, J. S. F. “Quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro”: experiência de formação de psicólogas(os) com o PET-Saúde/GraduaSUS UERJ. Orientador: Alexandra Cleopatre Tsallis. 2019. 87f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.


Outros Conteúdos

Podcast afeTAR

Podcast feito e criado pela galera do Laboratório afeTAR da UERJ que aposta na afetação como um modo possível de tornar o mundo mais plural.

afeTAR no YouTube

Venha conferir as lives, ciclos de debates e muito mais no canal do Laboratório afeTAR no YouTube!