Produções
Artigos
20 years of “Rede Cidadã”: education involving mind, body and emotions in the work for social inclusion
ALVES, F. A. ; CARVALHO, M. T. P. C. ; TSALLIS, A. C. ; Aires, J. S. F. 20 years of “Rede Cidadã”: education involving mind, body and emotions in the work for social inclusion. International Journal of Human Sciences Research, Atena Editora, p. 1 – 8, 10 dez. 2021.
CORP(O)RALIDADE COMO METODOLOGIA: COMPOSIÇÕES POSSÍVEIS ENTRE ESCREVIVÊNCIA E FILOSOFIA UBUNTU
Santos, H. S. dos ., Santos, L. L. do N., Quadros, L. C. de T., & Tsallis, A. C.. (2023). CORP(O)RALIDADE COMO METODOLOGIA: COMPOSIÇÕES POSSÍVEIS ENTRE ESCREVIVÊNCIA E FILOSOFIA UBUNTU. Psicologia & Sociedade, 35, e277081. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2023v35e277081
Delirar a realidade: por uma escrita antimanicomial
TAVARES, A. D. M.; MELICIO, T. B. L. ; WENDLING, M. M. ; TSALLIS, A. C. Delirar a Realidade: Por uma Escrita Antimanicomial. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 21, p. 653-673, 2021.
Desafios e possibilidades do viver sem ver
VIANNA, K.; TSALLIS, A. Desafios e possibilidades do viver sem ver. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 74, n.1,
p. 1-21, 2022.
Educação infantil como cultivo de saúde e aprendizado no convívio: pensando com o novo coronavírus
BREDARIOL, T. M.; BRITO, M.; Tsallis, A. EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CULTIVO DE SAÚDE E APRENDIZADO NO CONVÍVIO: PENSANDO COM O NOVO CORONAVÍRUS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 9, n.6, p. 55 – 66, 2022.
Epistemologias do Sul e a experiência do Projeto Vidas Paralelas Migrantes Brasil-França
LUDERITZ HOEFEL, M. da G.; ARAÚJO DE MEDEIROS BRITO, M.; OSÓRIO SEVERO, D.; NUNES ANDRADE, R. G.; CLEOPATRE TSALLIS, A. Epistemologías del sur y la experiencia del Proyecto Vidas Paralelas Migrantes Brasil-Francia. Revista de Cultura de paz, [S. l.], v. 5, p. 271–285, 2021.
Loucura sob ataque: contribuições de Ignacio Martín-Baró sobre colonização, guerra e saúde mental para o Brasil contemporâneo
TAVARES, A. D. M.; TSALLIS, A. C. Loucura sob ataque: contribuições de Ignacio Martín-Baró sobre colonização, guerra e saúde mental para o Brasil contemporâneo. Estudos de Psicologia (Natal), [S. l.], v. 27, n. 1, p. 104–114, 2023
Oficinas Terapêuticas em saúde mental: pesquisando COM a Teoria Ator-Rede
AIRES, J. S. F.; VIANNA, K.; TSALLIS, A. Oficinas terapêuticas em saúde mental: pesquisando COM a Teoria Ator-Rede. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 3, p. 212-217, 8 jan. 2022.
Pistas para Pensar o Cuidado no Contexto Hospitalar
SUIM FRANCISCO, R.; CALMON PESSANHA BERMUDES, M.; MARIM AVANCINI, E.; CLEOPATRE TSALLIS, A. Pistas para Pensar o Cuidado no Contexto Hospitalar. Revista Polis e Psique, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 195–212, 2023.
RESTOS TRANSFORMADOS EM RASTROS: aprendendo com as memórias de uma vida de despejo
TSALLIS, A.; BRITO, M. A. M. ; VIANNA, K.; SANTOS, L. L. N. RESTOS TRANSFORMADOS EM RASTROS: aprendendo com as memórias de uma vida de despejo. CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS, v. 1, p. 9-23, 2021.
‘The Athlete an the Hero’s Myth’ in bibliographic reference
PIERI, R. V. ; TSALLIS, A. ‘The Athlete an the Hero’s Myth’ in bibliographic reference. Olimpianos – Journal of Olympic Studies, v. 5, p. 98-115, 2021.
WHY IS HIGHER EDUCATION CALLED HIGHER EDUCATION? – KNOWING A LITTLE ABOUT THE HISTORY OF THIS EDUCATION MODE IN BRAZIL
ROCHA, Danielly Pierre Procopio da; AIRES, Jackeline Sibelle Freires; MIRANDA, Danielle; TSALLIS, Alexandra Cleopatre. WHY IS HIGHER EDUCATION CALLED HIGHER EDUCATION? – KNOWING A LITTLE ABOUT THE HISTORY OF THIS EDUCATION MODE IN BRAZIL. International Journal Of Human Sciences Research, [S.L.], v. 3, n. 41, p. 2-11, 6 nov. 2023. Atena Editora Edição de Livros Ltda.
Livros e Capítulos de Livros
Acessibilidade e inclusão no ensino superior
ALVES, C. ; SOARES, I. V. ; MORAES, M.; MONTEIRO, A. C.L.; TSALLIS, A. Acessibilidade e inclusão no ensino superior. In: CRUZ, Lilian Rodrigues da; HILLESHEIM, Betina; EICHHERR, Letícia Maísa. (Org.). Interrogações às políticas públicas: sobre travessias e tessituras do pesquisar. 1ed. Porto Alegre: Abrapso Editora, 2021, v. 1, p. 55-72.
AÇÕES EDUCADORAS ARTICULADAS EM AUTOGESTÃO: DOS VÍNCULOS AOS COLETIVOS DE UMA ESCOLA WALDORF
Bredariol, T. M.; Francisco, R. S.; Tsallis, A. AÇÕES EDUCADORAS ARTICULADAS EM AUTOGESTÃO: DOS VÍNCULOS AOS COLETIVOS DE UMA ESCOLA WALDORF. In: SILVA, Américo Junior Nunes da. (Org.). Educação: Sociedade Civil, Estado e Políticas Educacionais 7. 1ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 64-75.
A escrita acadêmica como desafio do trabalho de campo em Teoria Ator-Rede
TSALLIS, A; TAVARES, A. M.; MOHR, B.; DAMEDA, C.; SOUZA, D. S.; SABATINI, J.; VIANNA, K.; SANTOS, L. L. N.; BRITO, M.; VIEIRA, M. C.; FRANCISCO, R. S.; MACIEL, R. F. L. A.; PIERI, R.; OLIVEIRA, W. A. A escrita acadêmica como desafio do trabalho de campo em Teoria Ator-Rede. In: Silveira, M.; Moraes, M.; Quadros, L. C. T. (Org.). PesquisarCOM: caminhos férteis para a pesquisa em psicologia. Rio de Janeiro: NAU (2022)., p. 127 – 151.
COM-POR-UERJ: vôo de Sankofa e as Ações Afirmativas
Santos, L. L. N., Santos, H. S., Fonseca, S. C. A., Guimarães, L. S. L., & Tsallis, A. C. (2024). COM-POR-UERJ: vôo de Sankofa e as Ações Afirmativas. In: Silva, C. A., Pádua, V. L., Dantas, T. F., & Barata, D. Memórias das ações afirmativas e das políticas de assistências estudantis (pp. 182-205). Letra Capital.
Escrita afetiva: uma ferramenta política às mulheres-mães-cientistas
Vianna, K. Escrita afetiva: uma ferramenta política às mulheres-mães-cientistas. In: Tecendo cartas : (sobre)vivências de mulheres na universidade / organização Camila Peixoto Farias, Giovana Fagundes Luczinski. – São João de Meriti, RJ : Desalinho, 2022, pp. 95 – 100.
O Dançar Afro no Caminhar Ancestral: Remembrar, rememorar e reconhecer
SANTOS, H. S.; SANTOS, L. L. N.; PEREIRA, R. B. T. G.; MIRANDA, E. S.; QUADROS, L. C. T.; OLIVEIRA, W. A.; TSALLIS, A. C. O Dançar Afro no Caminhar Ancestral: Remembrar, rememorar e reconhecer. In: PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco; FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo; GONÇALVES, Aline da Silva (org.). Psicologia em pesquisas: formulações teóricas e metodologias inovadoras. Rio de Janeiro: Edições Ifen, 2022. p. 201-224.
PesquisarCOM #UERJRESISTE: teoria Ator-Rede e sua contribuição na construção do conhecimento
BRITO, A. AIRES, J. OLIVEIRA, J. LOMBA, D. TSALLIS, A. PesquisarCOM #UERJRESISTE: teoria Ator-Rede e sua contribuição na construção do conhecimento. Percursos metodológicos inventivos. p. 47-65, 2021.
Racializando a fronteira, com-pondo uma pele coletiva
SANTOS, L., Miranda, D., FONSECA, S., Tsallis, A. Racializando a fronteira, com-pondo uma pele coletiva. In: ALVIM, Mônica; BARROS, Paulo; ALENCAR, Silvia; BRITO, Vanessa (orgs.). Por uma Gestalt-terapia crítica e política: relações raciais, gênero e diversidade sexual. Porto Alegre: Editora Fi, 2022. p. 220-237.
Retirâncias: o que nos move pelo mundo?
BRITO, M.; TSALLIS, A. Retirâncias: o que nos move pelo mundo? Relações pessoa-ambiente na América Latina: perspectivas críticas, territorialidades e resistências. p. 131-144, 2021.
Sonho-pesadelo: a onda de ser mãe-cientista em 2020
TSALLIS, A. Sonho-pesadelo: a onda de ser mãe-cientista em 2020. In: SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho; CIDADE, Camilla de Almeida Santos; CARDOSO, Vanessa Clemente (org.). Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos de ser mães cinetistas na pandemia. Belford Roxo: Bindi, 2022. p. 51-59.
Teses e Dissertações
“Quando eu crescer, quero ser criança”: com um mundo adulto às avessas, fazer cartografia
FRANCISCO, R. S. “Quando eu crescer, quero ser criança”: como um mundo adulto às avessas, fazer cartografia . Orientadora: Alexandra Cleopatre Tsallis. 2023. 201f. Tese (Doutorado) – Curso de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro : experiência de formação de psicólogas(os) com o PET-Saúde/GraduaSUS UERJ
AIRES, J. S. F. “Quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro”: experiência de formação de psicólogas(os) com o PET-Saúde/GraduaSUS UERJ. Orientador: Alexandra Cleopatre Tsallis. 2019. 87f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Outros Conteúdos
Podcast afeTAR
Podcast feito e criado pela galera do Laboratório afeTAR da UERJ que aposta na afetação como um modo possível de tornar o mundo mais plural.
afeTAR no YouTube
Venha conferir as lives, ciclos de debates e muito mais no canal do Laboratório afeTAR no YouTube!